Prémio Tagus TANK - Tagus Academic Network for Knowledge

08-02-2019

Paula Videira, docente do DCV, inclui a equipa vencedora do prémio atribuído a projetos de investigação em Medicina pelo consórcio formado pela Universidade NOVA de Lisboa e a José de Mello Saúde.  O projeto intitula-se “Innovative Approaches to Target Tumor-Draining Lymph Nodes in Lung Cancer Patients” e irá receber um financiamento de 20 mil euros.

O grupo da Professora Paula Videira tem ao longo dos anos procurado identificar quais as alterações, nomeadamente as que ocorrem ao nível da glicosilação das proteínas, que estão frequentemente associadas com células de diferentes cancros. Uma das linhas de investigação seguidas pelo seu grupo de investigação tem como objetivo a identificação de novos marcadores que poderão vir a ser utilizados como alvos de terapêutica ou de diagnóstico. Na opinião da docente do DCV “esta é uma excelente oportunidade para estudar um cancro com uma significativa incidência na população do nosso país, e que só foi possível pela colaboração entre a Universidade NOVA de Lisboa e a José de Mello Saúde. Estamos confiantes que esta iniciativa permitirá um melhor conhecimento da doença e que estimulará a interação entre diferentes unidades orgânicas da nossa universidade”.