Faculdade

Notícias

Oito Projetos de Investigação do DCV financiados no Concurso de Projetos de I&D 2017

04-10-2018

A investigação realizada no Departamento de Ciências da Vida será financiada com o contributo adicional de oito novos projetos, com um orçamento global de 1,7 M  €.

 

Estes projetos, financiados no último Concurso de Projetos de Investigação e Desenvolvimento 2017 da Fundação para a Ciência e Tecnologia, permitirão a contratação de 8 investigadores doutorados e o financiamento de 6 bolsas de investigação.

 

Os projetos aprovados abarcam questões variadas, quer com um carácter mais fundamental quer com uma vertente mais biotecnológica, na área das ciências biológicas e no campo da saúde humana:

            - A análise dos processos evolutivos de domesticação de leveduras que permitiram a criação de linhagens mais adaptadas à produção de vinho ou a emergência de estirpes patogénicas oportunistas (J.P. Sampaio) e a exploração de características metabólicas únicas de leveduras frutofilicas para a biotecnologia (P. Gonçalves)

            - A caracterização da virulência ou dos mecanismos de resistência a antibióticos de bactérias patogénicas como Chlamydia trachomatis (L.J. Mota), Staphylococcus aureus (R. Sobral) e Streptococcus pneumoniae (S. Filipe).

            - O estudo de uma família de proteínas bacterianas responsáveis pelo transporte de açúcares através da membrana celular bacteriana (I. Sá-Nogueira)

            - A análise da variabilidade genómica de diferentes células de um mesmo tumor e a aplicabilidade terapêutica deste conhecimento (A. Grosso)

            - A exploração biotecnológica de toxinas e outros compostos de interesse produzidos por invertebrados marinhos, principalmente poliquetas (P. Costa)

 

Com estes projetos, os investigadores do DCV contribuirão para as diferentes temáticas de investigação da UCIBIO, a unidade de investigação que na NOVA reúne os investigadores do DCV e do DQ.