Ensino

Workshop em comunicação de Ciência e envolvimento de públicos

Área científica predominante do curso

Não se aplica

Responsável

Paula Videira, Teresa Sequeira Carlos, Tomé Azevedo

Breve descrição

Curso teórico e prático de introdução à Comunicação de Ciência e às diferentes formas de envolver diferentes públicos.

Visão Geral do Curso

Este workshop sobre comunicação de Ciência e envolvimento de públicos fornecerá aos participantes ferramentas e técnicas essenciais para os ajudar a comunicar as suas investigações a públicos mais leigos nas diferentes áreas científicas. 

Conteúdos do Curso

  • Comunicação institucional numa unidade de investigação;

  • Definir objetivos de comunicação, compreender diferentes públicos e elaborar mensagens-chave.

  • Produções audiovisuais: desde a elaboração de um guião até à criação de uma obra audiovisual impactante.

  • Métodos e técnicas para envolver um público mais vasto: storytelling

  • Plataformas e canais disponíveis

Corpo Docente

Consultar https://www.glycotwinning.eu/workshop3

Objetivos do Curso

Este curso tem como objetivo introduzir os participantes à comunicação institucional, ao potencial audiovisual, e a técnicas eficazes para comunicar a ciência a públicos mais amplos.

Destinatários

Profissionais e estudantes diretamente ligados à investigação.

Coordenação

UCIBIO-NOVA FCT, Humanized solutions e o Gabinete de Inovação Pedagógica da NOVA FCT.

Paula Videira - Paula Videira is the Group leader of Glycoimmunology Group at UCIBIO and an Associate Professor at NOVA School of Science and Technology (NOVA FCT). She coordinates the CDG&Allies-PPAIN and is also the co-founder at CellmAbs Biopharmaceutical.

Angelina Palma - Angelina Palma is the leader of the Functional Glycobiology Lab (GlycoLab) at UCIBIO, and an Assistant Professor at NOVA School of Science and Technology (NOVA FCT).

Filipa Marcelo - Filipa Marcelo is the co-leader of the (Bio)Molecular Structure and Interactions by NMR Lab (BioNMR Labat UCIBIO, in NOVA School of Science and Technology (NOVA FCT).

Avaliação

Sem avaliação

Data de realização do curso: 11 a 12 de setembro 2025

Data de candidatura: 8 de Junho a 27 de julho 2025

Duração do curso: 1,5 dias (9 horas)

Formato: Presencial

Preço: Gratuito - Membros do Consórcio GLYCOTwinning e da NOVA FCT;

Vagas: 25

Horário: 9:00 - 17:30

Número de ECTS: -

Contactos: glycotwinning@gmail.com

Incrições: https://forms.gle/smkT5SbtJ81Ld3XS9