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Quatro jovens investigadores financiados pela FCT para realizar o seu doutoramento no DCV

25-12-2018

No fim de Novembro de 2018 foi divulgado o resultado final do concurso da Fundação para a Ciência e Tecnologia para a atribuição de Bolsas de Doutoramento 2018. Nos próximos 4 anos, quatro jovens investigadores usufruirão de uma destas bolsas para realizar trabalho de investigação no Departamento de Ciências da Vida (DCV) em três diferentes áreas científicas.

Ana Pontes, membro do grupo do Prof. José Paulo Sampaio, irá desenvolver um projecto intitulado "The genomics of microbe domestication – testing the hypothesis of secondary domestication events in Saccharomyces cerevisiae". Neste estudo irão ser estudadas a nível genómico as modificações que estão na base do surgimento de linhagens muito bem adaptadas a ambientes artificiais relacionados com bebidas e alimentos fermentados.

Carlota Pascoal, membro do grupo da Prof. Paula Videira, realizará um projeto denominado “Towards therapeutic approaches for Human Glycosylation Disorders through immunological characterization”. A aluna espera identificar os mecanismos defeituosos nas células de doentes com deficiências congénitas que interferem na glicosilalização das suas proteínas e, deste modo, descobrir novos alvos terapêuticos que possam minorar alguns dos sintomas observados nestes doentes.

No grupo da Prof. Rita Sobral, o aluno Gonçalo Cavaco realizará o projeto “The role of peptidoglycan amidation in the structure of Staphylococci population – impact on biofilm formation”. O Gonçalo perguntará se a modificação de amidação no peptidoglicano de certas bactérias do género de Staphylococcus tem implicações na agregação das bactérias e na interação com o hospedeiro infetado.

No mesmo laboratório, o aluno Gaetano Maugeri, do grupo da Prof. Cecília Roque do Departamento de Química, irá realizar as tarefas de caracterização microbiológica associadas ao projeto intitulado “Non-invasive and fast identification of antimicrobial resistant bacteria with a bio-electronic nose”.

Os alunos estão de parabéns!