Biologia
Sérgio R. Filipe
A ação proposta enquadra-se na contribuição que o Departamento de Ciências da Vida (DCV), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tem realizado ao longo dos anos para a comunicação das atividades científicas desenvolvidas na universidade e para a transferência de conhecimento para a comunidade. Esta atividade tem um especial ênfase na familiarização com o mundo microscópico que nos rodeia, ou que nos constitui, e visa dar a conhecer possíveis estratégias para a sua descoberta e modificação.
O curso aborda várias metodologias de microscopia óptica que podem ser usadas em sala de aula e/ou para investigação e introduz estratégias para a analise das imagens adquiridas.
a) Conceitos fundamentais em Microscopia e apresentação de vários tipos de microscopia (de campo claro, de campo escuro e de contraste de fase) e sua utilização ( aula teórico-prática de 3h lecionada no laboratório, com datashow, onde os formandos irão manusear os microscópios, proceder à sua limpeza, manutenção e alinhamento, bem como realizar observações de amostras fixadas).
b) Conceitos fundamentais em Fluorescência e sua aplicação em diferentes tipos de microscopia ( aula teórico-prática de 3h lecionada no laboratório, com datashow, onde os formandos irão manusear os microscópios de fluorescência em grupo).
c) Iniciação à análise e quantificação de sinais numa imagem digital através da familiarização com software FIJI/ImageJ (aula teórico-prática de 3h lecionada em sala de aula, com datashow, com os computadores dos formandos, e que inclui:
- Instalação de software de distribuição livre nos computadores dos alunos
- Exploração da barra de ferramentas e do painel de navegação através de exemplos obtidos a partir de imagens obtidas pelos próprios formandos
Sérgio Filipe, Irina Franco e Carolina Madeira
• Transmitir conhecimentos de base aos participantes que permitam a compreensão do funcionamento de um microscópio;
• Permitir aos formandos a utilização de microscópios compostos, em regime de utilização intensiva, que permita o manuseamento dos instrumentos em autonomia na sala de aula e o emprego de procedimentos necessários à manutenção destes;
• Conferir competências no funcionamento do software ImageJ/Fiji (programa de livre distribuição através da Internet e que permite a análise de imagens digitais);
• Utilizar o software ImageJ/Fiji para comparar diferentes tipos de células através da determinação e quantificação de determinadas características morfológicas.
Adultos interessados em áreas de formação da Biologia, Bioquimica, Matemática, Informatica e afins que manifestem interesse justificado neste curso.
Necessário portátil para as sessões do 2º dia que poderá ser emprestado pela coordenação
Sérgio Filipe, Licenciado em Química Aplicada (NOVA FCT, 1995) e Doutorado em Biologia (NOVA ITQB, 2001), depois um pós-doutoramento na Universidade de Oxford (Reino Unido) e de ter liderado um grupo de investigação a instituição científica NOVA ITQB, regressou à NOVA FCT em 2015, integrando a UCIBIO e o Departamento de Ciências da Vida (DCV). Atualmente lidera um grupo de investigação interessado na análise da composição e do metabolismo da superfície bacteriana e no papel exercido em diferentes processos pelos glicopolímeros a ela associados. Nos seus interesses de especialização incluem-se mecanismos de resistência bacterianos a antibióticos, interação de bactérias Gram-positivas com o hospedeiro e serve como Professor Associado do DCV desde 2024.
Sem avaliação
Data de realização do curso (1ª edição - NOVA DATA - Horário pós-laboral: dia 21 - 10h00-17h00;
dia 22 - 10h00-13h00): De 21 a 22 de março de 2026
Data de candidatura (1ª edição): De 29 de dezembro de 2025 até 30 janeiro de 2026
Data de realização do curso (2ª edição): De 16 a 17 de junho de 2026
Data de candidatura (2ª edição): De 3 de maio de 2026 até 10 junho de 2026
Data de realização do curso (3ª edição): De 17 a 18 de setembro de 2026
Data de candidatura (3ª edição): De 4 de agosto de 2026 até 11 de setembro de 2026
Link para inscrições:
https://forms.office.com/e/vkyXr1rPZJ
Duração do curso: 9 horas (sessões de 3 horas distribuídas por 2 dias)
Formato: Teórico-Prático / Prático em ambiente laboratorial
Modalidade: Presencial
Preço: Gratuito
Vagas: 20
Horário: 09h00-16h00
Número de ECTS: 1
Contactos: Sérgio R. Filipe (sfilipe@fct.unl.pt)